Nossa primeira visita ao laboratório de ciências foi uma experiência bem emocionante para nossos alunos, eles puderam analisar os fósseis pelo microscópio.

Confiram as fotos dos nossos pequenos cientistas.

...continuar lendo "Laboratório"

Realizamos uma atividade de Ensino Religioso que propõe o trabalho em equipe, saber ouvir seu colega, trabalhar em parceria, estabelecer estratégias e vínculos de confiança.

Tudo isso através de brincadeiras no pátio, banhado sempre com alegria e diversão. ...continuar lendo "Ensino Religioso"

Semelhanças e diferenças entre os animais.

Para poder distinguir um animal de outro, nossa turma foi ao laboratório e museu do colégio para observar o tamanho dos  animais, a cor, os pelos, as penas, as escamas, as garras, etc.

Com os nossos estudos no Caderno anglo e com a observação feita, nossos alunos descobriram que o corpo dos animais pode ser revestido por pele grossa e seca, escamas, pelos, penas.

...continuar lendo "Semelhança e diferença entre os animais."

2

[...]Os pastores africanos faziam os animais passarem em fila, um a um. Quando o 1º animal passava, eles enfiavam uma concha em um fio de lã vermelho, após o 2º, outra concha e assim por diante. Depois de passarem 10 animais, eles tiravam as conhas do fio vermelho e colocavam uma concha em um fio de lã azul. Esses pastores contavam fazendo agrupamentos de 10 em 10.

Como pastores africanos contavam seus rebanhos?. Caderno anglo, pág. 193.

Assim como os pastores africanos nossos alunos também fizeram agrupamentos de 10 em 10 com fios de lã vermelho e azul.

Objetivos

*Realizar agrupamentos de 10 em 10

*Compreender as trocas na base 10

*Compreender os registros dos agrupamentos realizados.

...continuar lendo "Agrupamento de 10 em 10."

Meu corpo no espelho.

Nossos alunos construíram um mapa muito especial: o mapa do corpo.

Depois os alunos seguiram as orientações da professora e registraram no corpo:

*um relógio no pulso esquerdo;

*um brinco na orelha direita;

*um bolso no lado esquerdo da bermuda;

*uma meia no pé direito;

Objetivos

Reconhecer a lateralidade espelhada.

Desenvolver a capacidade de se orientar e se deslocar no ambiente em que está inserido.

...continuar lendo ""

Cartaz 

Cooperação.

Iniciamos a atividade com uma roda de conversa onde todos puderam expor suas ideias sobre convivência, respeito, diálogo, etc. Depois cada aluno escreveu em um pedaço de papel que atitudes devemos ter para manter uma boa convivência.

...continuar lendo "Cooperação."

Robô com sucata.

Em grupo, os alunos fizeram um robô utilizando as sucatas trazidas de casa. O robô deveria ter cabeça, tronco, pernas, pés, braços, mãos, olhos, nariz e boca.

Depois que o robô estava montado, os alunos acrescentaram:

*um relógio no braço direito;

*um tapa-olho no olho direito;

*uma pulseira no pulso esquerdo.

Objetivo

Reconhecer a lateralidade espelhada.

...continuar lendo "Robô com sucata."

 

Fontes bibliográficas.

Nos módulos anteriores abordamos o trabalho dos cientistas e naturalistas. Vimos que uma das habilidades necessárias à investigação científica é a busca de dados e de informações originadas da observação.

Neste módulo, nosso objetivo é fazer com que os alunos continuem a buscar informações científicas por meio de textos científicos e outras fontes.

Fizemos uma roda de conversa onde todos puderam expor suas ideias. Depois fomos à biblioteca do colégio onde explicamos que existem várias formas de buscar informações: pesquisas em livros, revistas, internet, etc.

Depois de observarem várias fontes de pesquisa, cada aluno escolheu um livro com base nos estudos do Caderno anglo.

...continuar lendo "Amigo-secreto."

Robô com sucata.

Em grupo, os alunos fizeram um robô utilizando as sucatas trazidas de casa. O robô deveria ter cabeça, tronco, pernas, pés, braços, mãos, olhos, nariz e boca.

Depois que o robô estava montado, os alunos acrescentaram:

*um relógio no braço direito;

*um tapa-olho no olho direito;

*uma pulseira no pulso esquerdo.

Objetivo

Reconhecer a lateralidade espelhada.

...continuar lendo "Robô com sucata."

Amigo-secreto.

Com o objetivo de promover a socialização da turma de uma forma divertida, identificar semelhanças e diferenças entre as pessoas e conscientizar-se da importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, nossa turma participou do amigo-secreto.

Nessa brincadeira cada aluno fez um desenho retratando uma qualidade do seu amigo-secreto. No momento da revelação, cada um descreveu o colega sorteado, dando pistas, para a turma descobrir quem era.

...continuar lendo "Amigo-secreto."

Fontes bibliográficas.

Nos módulos anteriores abordamos o trabalho dos cientistas e naturalistas. Vimos que uma das habilidades necessárias à investigação científica é a busca de dados e de informações originadas da observação.

Neste módulo, nosso objetivo é fazer com que os alunos continuem a buscar informações científicas por meio de textos científicos e outras fontes.

Fizemos uma roda de conversa onde todos puderam expor suas ideias. Depois fomos à biblioteca do colégio onde explicamos que existem várias formas de buscar informações: pesquisas em livros, revistas, internet, etc.

Depois de observarem várias fontes de pesquisa, cada aluno escolheu um livro com base nos estudos do Caderno anglo.

...continuar lendo "Fontes bibliográficas."

 

Meu corpo no espelho.

Nossos alunos construíram um mapa muito especial: o mapa do corpo.

Depois os alunos seguiram as orientações da professora e registraram no corpo:

*um relógio no pulso esquerdo;

*um brinco na orelha direita;

*um bolso no lado esquerdo da bermuda;

*uma meia no pé direito;

Objetivos

Reconhecer a lateralidade espelhada.

Desenvolver a capacidade de se orientar e se deslocar no ambiente em que está inserido.

...continuar lendo "Meu corpo no espelho."

Semelhanças e diferenças entre os animais.

Para poder distinguir um animal de outro, nossa turma foi ao laboratório e museu do colégio para observar o tamanho dos  animais, a cor, os pelos, as penas, as escamas, as garras, etc.

Com os nossos estudos no Caderno anglo e com a observação feita, nossos alunos descobriram que o corpo dos animais pode ser revestido por pele grossa e seca, escamas, pelos, penas.

 

...continuar lendo "Revestimento do corpo dos animais."

Pensando na atual realidade de nossos alunos, que consultam as horas em computadores, videogames e celulares, através da forma digital, desenvolvemos e intensificamos nossos estudos com o ”relógio de ponteiro”.

Nossas crianças realizaram e representaram a leitura das horas em relógios analógicos e digitais, estabelecendo relações entre hora, minuto e segundo, considerando às 24 horas do dia.

Foram realizadas aulas teóricas e práticas.

Nas aulas teóricas, os alunos realizaram leituras de textos e a professora realizou a mediação, através de aulas expositivas. Ainda nesta fase, realizaram exercícios de fixação no caderno e em folhas. A introdução foi realizada através de um curto vídeo sobre o assunto.

Após esta etapa, partiram para as aulas práticas, onde foram realizadas brincadeiras e dinâmicas com material concreto, inclusive, os alunos representaram um relógio de ponteiros, com tampa de pizza e grampo bailarina, permitindo assim, a movimentação dos ponteiros. Outra atividade lúdica, foi a representação de um relógio grande, no chão do pátio da escola em que os ponteiros foram cabo de vassoura e papel, permitindo que as crianças marcassem as horas indicadas pela professora e pelos colegas.

Todos envolveram-se e participaram com entusiasmo e dedicação, pois o conteúdo foi abordado de uma forma lúdica, concreta e divertida, deixando o assunto ainda mais prazeroso e significativo.

Confira as fotos!

Professora Renata